Atividades divertidas e educativas para a Páscoa

Augusto brincando com coelho de papel na parede

Já que a Páscoa está chegando, que tal criar atividades relacionadas ao tema? As opções são inúmeras! O importante é você escolher uma de acordo com a faixa de idade da criança e que atenda ao objetivo proposto. Ainda dá tempo para fazer algumas atividades com os pequenos e garantir uma Páscoa divertida e de muito aprendizado.

Ovo do coelho

blank
Ovo do coelho

Essa é bem fácil e vocês podem fazer em casa! Vale coelho, cesta ou o que remeter a Páscoa. Comprei o coelho pronto (mas dá para desenhar também) e os ovos com textura (para estimular o tato). O restante do material eu já tinha em casa. O interessante é espalhar os ovinhos pela casa. Depois de encontrá-los, o Augusto precisou colocá-los dentro do local indicado pela cor (fiz duas cores por coelho e colei 3 coelhas em paredes diferentes da casa). É super divertido e ainda estimula a atenção, cognição, tato, aprendizado das cores, coordenação e localização visou-espacial!

👫Atividade super completa para crianças a partir de 2 anos.

Pintando os ovos

Criança pintando ovos para a páscoa

Esta atividade de pintar ovos e os colocar para secar nas hastes, tem como principais objetivos estimular a coordenação bilateral (por trabalhar com as duas mãos), as noções visuo-espaciais (por pintar objetos com lados diferentes e depois colocá-los nas hastes), a sensibilidade (pelo contato das mãos com os objetos e com as tintas), coordenação motora (para saber direcionar o pincel nos ovinhos e os ovinhos nas hastes), a motricidade fina (pelos movimentos mais delicados das mãos e dedos com os objetos pequenos) e a criatividade. O ideal é propor atividades diferentes e que atendam aos objetivos que a criança precisa dentro daquela faixa de idade ou janela de oportunidade (esse é um assunto para outro artigo) A criança precisa se interessar e se envolver com o que lhe é oferecido – e os pais (ou terapeutas) precisam estar juntos para interagir e direcionar aos objetivos. Tudo isso regado a muita diversão e descontração! O momento precisa ser prazeroso (e de interação!) e não mais uma tarefa que a criança precisa realizar!

👫 Atividade ótima para crianças com mais de 18 meses!

Caça aos objetos

Criança buscando objetos escondidos na palha
Caça aos objetos

Mais uma atividade de Páscoa super divertida: caça aos objetos! Em uma bandeja com palha, esconda objetos (de diferentes tamanhos, cores e texturas) referentes a data: cenouras, ovos, mini coelhos e etc. Depois, é só envolver as crianças na procura. Esta atividade estimula o tato (pela textura da palha e dos objetos), a coordenação (coordenar os movimentos), motricidade (movimento de pegar algo), interação bilateral (utilizar as duas mãos) e cognição (pensamento e raciocínio). Além do mais, é uma atividade que promove a integração sensorial (por usar o sistema motor – os movimentos – associado ao sistema sensorial – visão, tato, etc.) e estimula a conexão entre os neurônios. Fácil, divertido e educativo! Augusto adorou e agora quer caçar as cenouras todos os dias.

👫 Atividade ótima para crianças com mais de 18 meses

Cenoura ao alvo

Criança colocando cenoura para o coelho

Uma atividade divertida ainda no ritmo da Páscoa: cenouras na boca do coelho! O coelho não ficou lá essas coisas, mas fiz com o que tinha no momento em casa (poucas coisas já que eu não queria usar guache/colas coloridas porque iriam demorar para secar). Esta atividade estimula a coordenação (por causa dos movimentos que precisava fazer para acertar as cenouras na boca do coelho), lateralidade (usar somente um lado do corpo e direcionar o movimento nesta direção) e equilíbrio! Raciocínio e cognição sempre estão envolvidos! Sem contar em toda movimentação que o Augusto teve que fazer em busca das cenouras para jogar na boca do coelho. Dá para adaptar está proposta com vários personagens.. as crianças adoram!

👫 Atividade ótima para crianças com mais de 18 meses.

Vamos colocar a mão na massa? Tenho certeza que as crianças irão adorar!